A Bioimpedância é um método utilizado para avaliar a composição corporal do paciente e seu metabolismo basal.
É realizado através de um equipamento de alta tecnologia, que visualmente muito se assemelha a uma balança.
Contudo, emite uma corrente elétrica imperceptível através do corpo, de forma rápida e indolor, e fornece o percentual de gordura e de massa muscular. Bons equipamentos de Bioimpedância também calculam o metabolismo basal, um dado imprescindível para adequar o cardápio alimentar de cada pessoa.
Por que avaliar a composição corporal?
A grande importância da avaliação da composição corporal é sabermos exatamente quais são as proporções de gordura e massa muscular presentes em nosso corpo.
Assim, podemos descobrir, por exemplo, que uma pessoa pode ter um IMC (Índice de Massa Corporal) normal – até 25 Kg/m2, mas ter um percentual de gordura acima do ideal. Ou o contrário, pode estar acima do peso, quando avaliada através do IMC, mas ter uma grande proporção de massa muscular (massa magra) e pouca gordura.
Através do exame de Bioimpedância, também é possível avaliar se a pessoa está retendo líquidos ou não, pois o aparelho é capaz de medir a quantidade de água corporal total.
Sendo assim, a Bioimpedância é especialmente interessante para aqueles que estão em tratamento para perder peso, para pessoas que estão praticando atividade física regularmente e querem saber se estão ganhando massa muscular e, ainda, para aqueles que têm interesse em saber sua composição corporal.